sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Terapia do passe

Por: CLAUDIA SCHMIDT
claudia2704@gmail.com

Santo Ângelo, Rio Grande do Sul (Brasil)

Como pode ser definido o passe aplicado nos Centros Espíritas?

É uma terapia de transmissão de energias, usado milenarmente, com resultados positivos sobre a saúde física e psíquica, através da renovação do campo vibratório de quem o recebe.

Quais os tipos de passe?

O passe pode ser espiritual ou misto.

No passe espiritual, a manipulação de fluidos é feita pela espiritualidade, sem a presença do trabalhador passista encarnado. No passe misto, o médium passista emite magnetismo humano, que, associado ao espiritual, tem o propósito de beneficiar o receptor das energias.

O passe atua sobre o perispírito e, através do reequilíbrio do corpo espiritual, ocorre a melhora física e psíquica. Porém esta terapia não dispensa o tratamento médico e psicológico, sendo que a espiritualidade pode, inclusive, atuar para potencializar a melhora através da medicação utilizada pelo paciente.

Quando o passe misto é indicado?

O passe misto é, muitas vezes, indicado pelo Atendimento Fraterno para as pessoas que estão em atendimento espiritual na Casa Espírita ou para os enfermos do corpo, para quem o magnetismo de origem humana (do passista) é indicado. Afora isso, cabe a cada um avaliar a real necessidade do recebimento desse passe, a fim de não sobrecarregar os médiuns e os Espíritos, não se utilizando de energias que poderiam ser destinadas a quem realmente precisa.

Posso levar roupas de um familiar que não foi ao Centro Espírita?

Não é necessário levar para o passe fotos ou roupas das pessoas que desejamos auxiliar, mas que não puderam ir ao Centro Espírita. O passe a distância, emitido pelo pensamento de quem se dispõe a ajudar, tem eficácia, desde que a pessoa esteja em sintonia, vibrando no bem e deseje ser auxiliada. Também se pode levar um recipiente com água para magnetizar em favor de alguém enfermo. O passe, sempre que possível, deve ser precedido de uma reflexão doutrinária – uma palestra –, facilitando, assim, a realização da reforma íntima, à luz do Evangelho de Jesus.

O passe é realmente eficiente?

A fé e o merecimento são as condições necessárias para a eficácia do passe, tendo em vista que torna o auxiliado mais receptivo, formando condições favoráveis para o trabalho espiritual. Além da fé, são também importantes a oração e o recolhimento interior, em especial durante a aplicação do passe. Assimilando com interesse os esclarecimentos acerca da Doutrina Espírita, e que auxiliam na realização da reforma íntima, o ouvinte torna-se receptivo aos bons fluidos emitidos pela espiritualidade, por isso é indispensável ouvir atentamente a palestra pública, meditando sobre o assunto, pois durante a sua realização a espiritualidade superior aplica o passe espiritual.

Jesus utilizou o passe?

Sim, o Mestre realizou inúmeras curas, manipulando energias e afastando Espíritos perturbadores, pois era portador de grande potencial magnético. Porém, ele sempre dizia: “Vai e não peques mais”, alertando que as mazelas físicas têm origem no desequilibro espiritual. E que a verdadeira cura ocorre a partir do progresso espiritual, liberando dos comprometimentos anteriores, através da mudança de atitudes, do trabalho no bem e da prece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário